Powered By Blogger

domingo, 31 de outubro de 2010

25 anos da triologia de volta para o futuro

Há 25 anos atráz alguem teve uma idéia genial e junto com Robert Zemeckis como diretor e simplesmente como produtor executivo, Steven spilberg fizeram um dos maiores sucessos de todos os tempos, sucesso esse que não ficou nos anos 80 e viajou(literalmente) por todas as gerações e é assim até hoje.
A triologia de volta para o futuro foi rodada em 1985 e no dia 26 completou 25 anos. Michael j. Fox era Marty mcfly um tipico adolescente americano de 17 anos que mata aula, usa roupas legais, tenis da moda, anda de skate, é guitarrista da sua banda de rock: os palermas, e só pensa na namorada(que no segundo filme é interpretada por Elisabeth shue)deu pra perceber que o adolescente da decada de 80 não é muito diferente de nós, adolescentes dessa geração. Marty mora com seus pais George e Lorraine mcfly e seus irmãos na cidade de Hill valey, seu pai é um fracassado e sua mãe é muito conservadora. É amigo de um cientista maluco chamado Dr Emmet Brown, interpretado pelo sempre estranho porem ilariante Cristopher Lloyde, que criou uma maquina do tempo com um De lorean(a maquina do tempo mais legal do cinema) Através de um capacitor de fluxo que usa plutonio para produzir uma energia, equivalente a força de um raio, é a unica força que faz com que o veiculo viaje pelo tempo. Para a sua primeira tentativa dessa experiencia maluca o doutor usa seu cachorro Einstein e depois, Marty vai parar em 5 de novembro de 1955, na mesma cidade em que mora, porem, ele acaba conhecendo seu pai que era um “banana” nas mãos dos valentões e sua mãe(que não era tão conservadora e santinha como ela dizia ser) que acaba se apaixonando por ele(fato que gerou polêmica na época), com isso ele precisa correr contra o tempo para fazer com que seus pais se apaixonem pois ele e seus irmãos correm o risco de desaparecer, com a ajuda do doutor que no começo ainda fica confuso com a situação.Depois da sua tarefa comprida, ele volta a 1985 e sua familia está completamente mudada e para melhor.(mas não pensem que foi facil fazer a mãe de Marty desapaixonar-se por ele, afinal ele era um sonho) quem já viu o filme mil vezes como eu sabe do que eu estou falando.
Mas essa só é a primeira parte da aventura, no segundo filme, ele viaja para o futuro onde em tacadas geniais, o diretor previu muitas tecnologias de nosso tempo como: tela plana, o cinema em 3D, que as pessoas não precisariam mais escrever e sim digitar e até a transformação de Michael jackson. E a terceira parte que se passa no faroeste e dessa vez tambem tem um trem como maquina do tempo.
Enfim a triologia é uma das melhores já feitas, com aspectos e idéia unicas, o simples fato de um carro moderno e legal como maquina do tempo já foi inovador. Michael interpretou de forma natural e encantadora esse personagem épico, mas ele quase não conseguiu esse papel por problemas na sua agenda, ele e Cristopher, tinham uma camaradagem nitida e isso colaborou e muito, o filme é divertido e como tudo era original na epoca, deve ter sido surreal assitir nos cinemas(como eu queria pode pegar o De lorean para ver). Arrecadou 350 milhões, concorreu a varios prêmios inclusive ao globo de ouro e ao oscar e venceu em algumas categorias. De volta para o futuro ainda será sucesso por muitos e muitos anos.

domingo, 17 de outubro de 2010

The Runaways- as garotas do rock


Filme sobre bandas de rock são comuns no cinema, sejam eles veridicos ou não, The Runaways não foge a regra dos filmes biograficos, mas inova ao relatar sobre a primeira banda de rock feminina da história. Esse filme é a real biografia da primeira banda de rock composta apenas por meninas, que foi formada no final da decada de 70, essas garotas selvagens revolucionaram o cenário musical, em uma época em que as mulheres ainda viviam a sombra dos homens, elas mostraram que uma garota pode tocar guitarra, falar palavrão, usar jaqueta de couro e até agir como homem se for necessario. Filme ousado e bastante realista, mostra a realidade por traz do sonho de se tornar rock star, nem a presença de duas figuras tão idolatradas por crianças e adolescentes menores de 18 anos(Kristen e Dakota fanning) amenizaram toda a intensidade e ousadia das cenas. Ele mostra claramente esse universo cercado por drogas, bebida, sexo e rebeldia.
As verdadeiras integrantes da banda: Joan jett, Cherrie currie, Sandy West, Micki Steele e Lita Ford faziam rock de primeira, mas os destaques da banda eram Joan jett a guitarrista que por acaso é produtora executiva do filme e dona do sucesso “ I love rock’n roll” e é interpretada por Kristen Stewart e Cherrie currie a vocalista que emprestou seu nome para a musica de maior sucesso da banda: “Cherry Bomb” é vivida por Dakota Fanning.
Eu sei que os fãs de crepusculo vão ao cinema só para verem as estrelas da saga, principalmente a Kristen, mas se estão esperando uma personagem romantica, ingenua e timida como a bella swan vocês conserteza vão se surpreender por que vão ver completamente o oposto. A Joan jett de Kristen é atrevida, boca suja, autentica, viciada em alcool e drogas e bissexual,( por isso não esperem ver nenhum Edward cullen ok?!)Ela tem um caso com a personagem da Dakota que no começo do filme ainda é reservada, mas se descobre uma rebelde por natureza, com bastante atitude. Dakota como sempre surpreendente e inovadora.
No geral, é um filme forte e interessante, a trilha sonora é demais, as musicas são contagiantes, a dakota e a kristen não desapontaram no quesito cantar, elas cantaram com muita paixão e isso é transportado para o publico. Filme que não se esforçou para dizer o que é certo e o que é errado apenas relatou o que aconteceu, vale a pena assistir.