Powered By Blogger

sábado, 18 de setembro de 2010

karatê kid

É fato que hollywood adora um remake. Não importa se a 1° versão não agradou aos criticos, se ela teve bom publico e marcou uma geração, uma regravação é bem vinda. Esse é o caso da nova versão de karatê kid protagonizado dessa vez por Jaden Smith, filho de Will Smith, que vive Dre Parker um tipico pré adolescente americano que se vê obrigado a viajar com sua mãe para a China. Alem de estar em um país diferente, com cultura diferente, Dre vira alvo de uma menino violento de sua escola nova. Em meio a tantas agressões, ele descobre que o zelador de seu prédio vivido por Jack Chan, luta kung fu, a unica saida é aprender a luta mais famosa da China para sobreviver e se defender.


Nesse remake, não temos a faixinha na cabeça, o menino é mais novo que o original e não temos o “san” procedido do nome, como o Daniel San . Mas a essencia continua a mesma do clássico dos anos 80 protagonizado por Ralph Macchio que vivia Daniel san. Lançado em 1984,( karatê kid – a hora da verdade) que lançou a atriz Elisabeth Shue. Suas sequencias foram karatê kid 2 – a hora da verdade continua(1986) esse filme foi rodado do japão e ganhou uma indicação ao oscar na categoria melhor canção original (glory of love). Karatê kid 3 – o desafio final(1989) que infelizmente recebeu 5 indicações ao framboesa de ouro, nas categorias: pior filme, pior roteiro, pior ator(Ralph macchio), pior ator coadjuvante(Pat morita) e pior diretor. E por ultimo, karatê kid 4 – a nova aventura (1994), esse não contou com a presença de Daniel , o personagem dessa vez era a Julie san vivida pela até então desconhecida Hillary Swank que hoje é uma das melhores atrizes de nossa geração.

Quem viu rodos os anteriores pode perceber a idéia original, as caracteristicas essenciais e até a mensagem incentivadora presentes nesse novo karatê kid. É um filme nostalgico e gostoso de assistir, capaz até de despertar saudades do passado. Jaden estava ótimo e versatil, ele consegue ir do drama à comédia, tal como outro ator que conhecemos não é mesmo? Realmente ele tem a versatilidade de seu papai Will. Filho de peixe, peixinho é.

Não poderiamos falar de karatê kid sem mencionar o eterno senhor Miyagi, interpretado por Pat morita que infelizmente faleceu já faz algum tempo, dessa vez quem assume o posto de mestre é Jack chan que coloca mais humanidade e sentimentos no personagem, como sabemos Jack não é um grande ator, mas ficou perfeito para o papel. O melhor do filme é que independente da época a mensagem continua a mesma, o filme não se trata do kung fu, ele nos diz que se a vida nos derruba cabe a nós, nos levantar e continuar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário